O professor Emerson Gomes, 36 anos,
casado com Patricia Neves, da aula de Física em escolas publicas e na UNISO
(universidade de sorocaba), Emerson inovou quando colocou em suas aulas um
repertório músical formado por David Bowie, Mutantes, Black Sabbath, Queen, The
Byrds, The Rolling Stones, Pink Floyd entre outras bandas rock’n roll.
Conversamos com o professor para saber
um pouco mais sobre esse assunto.
Abaixo a Entrevista na Integra.
U.R -
De onde surgiu a idéia e como foi a aceitação da iniciativa pelos outros
professores e coordenação da escola??
Emerson - Surgiu de uma conversa com o meu orientador, na
época do mestrado. Como o nosso grupo de pesquisa estudava o uso da cultura pop
no ensino de ciências, percebemos que o rock se valia de um discurso sobre as
ciências, especialmente sobre a Astronomia e a Física.
U.R - Como foi que descobriu que nas músicas existiam
conteúdos que possam ser utilizados no ensino de Física?
Emerson -
Na verdade essa relação eu já havia percebido desde a adolescência, quando
comecei a ouvir conjuntos de rock progressivo que traziam temas científicos em
suas letras: Pink Floyd, Van der Graaf Generator, entre outras.
U.R - Quais são as
principais bandas que você usa para essas aulas??
Emerson - David Bowie (“Space Oddity”); Mutantes (“2001”); Black
Sabbath (“Iron Man”); Queen (“'39”); The Byrds (“Mr. Spaceman”); The Rolling
Stones (“20000 Light Years From Home”); Pink Floyd (“Astronomy Dominé”)
U.R - Qual foi a
aceitação dos alunos?? Entre o meio dos quais não costumam ouvir o tipo de
música, como ficou o ambiente??
Emerson
- Com estranhamento no início, mas ao
contextualizar com os temas da Física, interessaram-se bastante pela abordagem.
O ambiente de sala de aula adquire características dialógicas, ou seja, os
estudantes manifestam-se e debatem os temas científicos de forma entre si,
promovendo um interessante processo de aprendizagem.U.R -
U.R - Você só usa
músicas conhecidas ou existe alguma banda underground também explorada??
Emerson
- Já utilizei artistas independentes em
algumas situações de aprendizagem. Karina Buhr e Céu, que não são artistas de
rock, mas que pertencem a um circuito independente de música.
Além disso, algumas canções vão além dos hits. Vide o caso da
canção dos Stones que uso, que não é tão conhecida do público geral.
U.R - Existe alguma banda nacional sendo usada nessas aulas
também??
Emerson
- Os já citados Mutantes e estou analisando
a possibilidade do uso de Novos Baianos e Violeta de Outono.
U.R - Qual foi a importância do rock visto nas salas de aula
pelos alunos que você considera importante??
Emerson
- A possibilidade de trazer o que o
pedagogo francês Georges Snyders denomina de satisfação cultural no ambiente
escolar. Pois o estudante interage com um produto cultural e reconhece visões
sobre a ciência num estilo musical que é do cotidiano de muitos jovens.
U.R - Fazendo isso você se considera um fomentador da
cultura??
Emerson
- Complicado definir num curto prazo.
Poderia afirmar que me considero um professor que busca trazer um diálogo entre
ciência, arte e cultura nas aulas da educação básica.
U.R - Deixe uma consideração final sobre a importância do
rock para o ensino de física, e para você!
Emerson
- O rock permite um diálogo com diversas áreas da Cultura, aproximando o
ouvinte da literatura, da ciência e da política. É nesse sentido que ele me
influenciou e é nesse sentido que busco trazer uma visão interdisciplinar da
Física em minhas aulas.
0 comentários:
Postar um comentário