
Conversamos com o professor para saber
um pouco mais sobre esse assunto.
Abaixo a Entrevista na Integra.
U.R -
De onde surgiu a idéia e como foi a aceitação da iniciativa pelos outros
professores e coordenação da escola??
Emerson - Surgiu de uma conversa com o meu orientador, na
época do mestrado. Como o nosso grupo de pesquisa estudava o uso da cultura pop
no ensino de ciências, percebemos que o rock se valia de um discurso sobre as
ciências, especialmente sobre a Astronomia e a Física.
U.R - Como foi que descobriu que nas músicas existiam
conteúdos que possam ser utilizados no ensino de Física?
Emerson -
Na verdade essa relação eu já havia percebido desde a adolescência, quando
comecei a ouvir conjuntos de rock progressivo que traziam temas científicos em
suas letras: Pink Floyd, Van der Graaf Generator, entre outras.
U.R - Quais são as
principais bandas que você usa para essas aulas??
Emerson - David Bowie (“Space Oddity”); Mutantes (“2001”); Black
Sabbath (“Iron Man”); Queen (“'39”); The Byrds (“Mr. Spaceman”); The Rolling
Stones (“20000 Light Years From Home”); Pink Floyd (“Astronomy Dominé”)
U.R - Qual foi a
aceitação dos alunos?? Entre o meio dos quais não costumam ouvir o tipo de
música, como ficou o ambiente??
Emerson
- Com estranhamento no início, mas ao
contextualizar com os temas da Física, interessaram-se bastante pela abordagem.
O ambiente de sala de aula adquire características dialógicas, ou seja, os
estudantes manifestam-se e debatem os temas científicos de forma entre si,
promovendo um interessante processo de aprendizagem.U.R -
U.R - Você só usa
músicas conhecidas ou existe alguma banda underground também explorada??
Emerson
- Já utilizei artistas independentes em
algumas situações de aprendizagem. Karina Buhr e Céu, que não são artistas de
rock, mas que pertencem a um circuito independente de música.
Além disso, algumas canções vão além dos hits. Vide o caso da
canção dos Stones que uso, que não é tão conhecida do público geral.
U.R - Existe alguma banda nacional sendo usada nessas aulas
também??
Emerson
- Os já citados Mutantes e estou analisando
a possibilidade do uso de Novos Baianos e Violeta de Outono.
U.R - Qual foi a importância do rock visto nas salas de aula
pelos alunos que você considera importante??
Emerson
- A possibilidade de trazer o que o
pedagogo francês Georges Snyders denomina de satisfação cultural no ambiente
escolar. Pois o estudante interage com um produto cultural e reconhece visões
sobre a ciência num estilo musical que é do cotidiano de muitos jovens.
U.R - Fazendo isso você se considera um fomentador da
cultura??
Emerson
- Complicado definir num curto prazo.
Poderia afirmar que me considero um professor que busca trazer um diálogo entre
ciência, arte e cultura nas aulas da educação básica.
U.R - Deixe uma consideração final sobre a importância do
rock para o ensino de física, e para você!
Emerson
- O rock permite um diálogo com diversas áreas da Cultura, aproximando o
ouvinte da literatura, da ciência e da política. É nesse sentido que ele me
influenciou e é nesse sentido que busco trazer uma visão interdisciplinar da
Física em minhas aulas.
0 comentários:
Postar um comentário